Peixe à Porta
Voltar ao diretório de espécies

Espécie

Besugo

Peixe do mar

O Besugo é um importante membro da família dos Esparídeos. Pertence ao género “Pagellus”, de que fazem parte também a Bica e o Goraz. É muitas vezes capturado em águas profundas e partilha muitas vezes o habitat com a Bica, mas é com o Goraz que divide o seu protagonismo. Em espanhol chama-se Besugo ao Goraz. Em bom rigor, chama-se Besugo de Pinta ao Goraz e Besugo Blanco ao Besugo. De facto, as parecenças físicas entre as três espécies são enormes e a distinção passa pelo formato da cabeça (mais bicudo no caso da bica) e pela localização de uma mancha vermelha-escura que, no caso dos besugos adultos, é visível na base da sua barbatana peitoral.

Para além da morfologia, a outra grande diferença entre esta espécie e o Goraz é a profundidade a que ambos vivem e, naturalmente, a sua alimentação.

Comparativamente ao Goraz, o Besugo é uma espécie demersal, ou seja, habita sobre fundos rochosos ou arenosos e a profundidades entre os 30m e os 500m, sendo que o Goraz consegue ultrapassar essas profundidades. Pode ser encontrado sobretudo no Atlântico Oriental e Mar Mediterrâneo, desde o Golfo da Biscaia ao Senegal, Açores e Ilhas Canárias.

O Besugo é um peixe omnívoro, alimentando-se principalmente de pequenos crustáceos, pequenos anelídeos, moluscos, plantas marinhas e peixes de pequeno porte. É precisamente a dieta deste peixe que está na origem da aceitação gastronómica.

O facto de algumas populações que habitam certas zonas se alimentarem de plantas marinhas faz com que, nesses peixes, o seu conteúdo estomacal exale um odor conhecido por fénico. Quando o peixe está muito fresco e o conteúdo é limpo o cheiro desaparece rapidamente, mas se armazenado vários dias, o odor vai-se intensificando e quando confecionado, sobrepõe-se ao sabor da sua carne, retirando o prazer da degustação.

Esta situação ocorre estritamente em determinadas zonas e de acordo com a dieta do peixe. É algo que se pode verificar através do cheiro libertado da sua cavidade abdominal.

Outro desafio que temos pela frente quando ao comer um besugo são as suas pequenas espinhas. É de facto um peixe que requer paciência e habilidade no prato, a não ser que o cozinhe já em filetes sem espinhas! Contudo, comer um besugo gordo e bem fresco no momento certo pode ser uma experiência gastronómica inesquecível.

Os besugos adultos que vivem a grandes profundidades (abaixo dos 200m) e aproximam-se da costa entre Março e Junho para desovarem estão extremamente gordos e saborosos, e fazê-los numa brasa de carvão, conferindo-lhes um leve aroma do fumo, é de chorar por mais! As migrações em massa desta espécie costumam resultar em grandes capturas com redes de cerco, nas zonas de Sagres, Sines e Sesimbra.

No Sotavento Algarvio e na região de Setúbal, a preferência vai para besugos mais pequenos, conhecidos por “Massacotes”, nas célebres grelhadas mistas de peixes ou rodízios. Os “massacotes” vivem em zonas mais arenosas e perto da costa e têm um sabor delicado e uma gordura equilibrada que fazem deles um verdadeiro pitéu em dias quentes.

A Pesca Este peixe é uma das espécies habitualmente capturada na pesca lúdica embarcada. No que diz respeito à pesca comercial, o mesmo pode ser capturado de diversas formas: aparelho de anzóis, redes de emalhar, redes de cerco e redes de arraste e até mesmo em armadilhas (murejonas). A medida mínima de captura para esta espécie é 18cm.

Receitas de Besugo O Besugo é um dos fortes candidatos à grelha. Naturalmente, o grande sucesso vai depender da altura do ano, sendo fundamental que o peixe esteja gordo, pois o melhor tempero é precisamente a sua própria gordura, e claro, um fio de azeite.

Se pretende grelhar, certifique-se que escolhe a altura certa do ano. Lembre-se que o Besugo pequeno – “massacote” – também poderá ser uma experiência interessante, se tiver disposto a despinhá-lo pacientemente no prato.

A carne branca e a pele saborosa e fina do besugo também se adequam à fritura. Inspire-se na sugestão da salada de favas e Borragem com filetes de Besugo Fritos do Chefe Bertílio Gomes.

Se optar por comprar Besugos Grandes (calibres 400-600g), poderá tirar partido do forno e, através de um bom refogado, adicionar outros sabores e mais alguma gordura.

Receitas com Besugo - Grelhado - Frito - Forno - Filetes no sauté/frigideira

Onde comprar o Besugo No PeixeaportabyNutrifresco entregamos em sua casa Besugo Fresco capturado na Costa Algarvia ou na região entre Sines/Sesimbra. Pretende comprá-lo fresco? Na nossa peixaria on-line pode optar por selecionar o tipo de preparação que mais lhe convier: Besugo Inteiro Limpo ou Inteiro preparado para o Sal (com escama e sem vísceras), Escalado, Filetado + Carcaça, apenas os filetes. Esta espécie está disponível durante todo o ano, mas recomenda-se a consulta da tabela de consumo ou tabela de sazonalidade, por forma a receber o peixe bem gordo e poder simplesmente utilizá-lo numa confecção mais simples, como a grelha.

J

João Martins

Review from Google · Google

Produtos de excelência, óptimo Backoffice e Apoio ao Cliente e entregas em mão pontuais.

5/5