Peixe à Porta
Voltar ao diretório de espécies

Espécie

Alfonsim / Imperador

Peixe de profundidade

IMPERADOR É, cada vez mais, apreciado pela sua raridade e excelência gastronómica. Vive a grandes profundidades, tendo por isso uns grandes olhos telescópicos e uma impressionante pele vermelha. A sua carne é branca e combina um equilibrado teor de gordura, com uma textura macia e sabor elegante. Sendo uma espécie de crescimento lento e baixa reprodutividade, os exemplares grandes (acima do 2kg) são raros e, por isso, muito valorizados. Consegue-se em Sagres, Sesimbra, Peniche e nos Açores, maioritariamente pescado por palangre de anzóis.

O que é o imperador? O Imperador é um peixe cuja reputação gastronómica tem sido cada vez mais forte. A sua pele vermelha é o primeiro motivo de atração, mas o fascínio não se fica apenas pelo campo visual! O Sabor da sua pele que advém da gordura nela contida, é delicioso, especialmente quando combinado com a gordura da sua própria carne.

Esta espécie marinha cada vez mais rara, é também conhecida por Cardeal ou Alfonsinho. E é aqui que surge alguma confusão. Existem 2 géneros de Afonsinhos, muito semelhantes entre si, e que se distinguem pela altura do seu dorso ou da sua “costa”.

Como distinguir Imperador-de-costa-larga e o imperador-de-costa-estreita (Salongo)? Será que os dois imperadores que temos na costa Portuguesa e que pertencem ao mesmo género? No imperador de-costa-larga (espécie Beryx Decadactylus) o dorso ultrapassa o comprimento da cabeça enquanto o imperador de-costa-estreita tem o dorso praticamente ao nível da altura da cabeça (ver fotos de ambos). Para facilitar a distinção, o imperador de costa-estreita (espécie Beryx Splendens) é designado comercialmente por Salongo. Porém, a diferença entre ambos, vai muito para além da “altura” do seu dorso. Ambos são excelentes peixes de carne branca e pele vermelha, mas Imperador goza de uma reputação superior, pois proporciona uma experiência gastronómica única, fruto da elegância do seu sabor, que advém da gordura que acumula para poder viver nas águas frias da profundidade e naturalmente da sua alimentação. Ambos os géneros de imperador habitam na costa continental como no arquipélago dos Açores.

Características do Imperador? O imperador das profundezas. Esta espécie vive associada a montes submarinos, sendo considerada uma espécie de fundo, mas que consegue subir na coluna de água em redor desses montes sendo por isso considerado uma espécie bento-pelágica, que habita entre os 300 e os 750m.

A sua morfologia está adaptada a essa condição de residente das profundidades: uns grandes olhos telescópicos (ver foto) boca com maxilares que se projetam para engolir as suas presas por sução. Os dentes são pequenos e multicerrados em ambas as maxilas. O seu corpo tem a na dorso uma coloração vermelho-vivo, mais clara e esbranquiçada na parte ventral (ver foto). É uma espécie de crescimento lento e que pode atingir no máximo 5kg, com uma idade máxima registada de 15 anos, sendo cada vez mais difícil encontrarem exemplares acima dos 3kg. O facto de habitar a grandes profundidades, na proximidade de zona rochosas, faz com que seja maioritariamente capturado por técnicas mais direcionadas e artesanais, como o palangre de anzóis, embora por vezes seja uma captura acessória (by catch) das redes de emalhar.

Porém, devido à tipologia do seu habitat, não é uma espécie que seja capturada por artes de pesca de caracter mais industrial como seja o arraste ou cerco. Contudo, o crescimento lento desta espécie não acompanha o esforço de pesca das últimas décadas, e atualmente a espécie encontra-se registada na lista vermelha da IUCN, com o estatuto de quase ameaçada. A quota de pesca Portuguesa para esta espécie não ultrapassa as 200 toneladas por ano.

As restrições de captura com vista à proteção da espécie e a excelência gastronómica, fazem do Imperador uma verdadeiro Tesouro do Mar, que o Peixe à Porta muito se orgulha de levar a sua casa, com a garantia de aquisição em lota (tanto do continente como da região dos Açores).

No PeixeàPorta respeitamos rigorosamente o período em que a pesca está interdita (quando a quota está esgotada) contribuído assim para a regulação programada e legalmente definida para a espécie.

Receitas com Imperador Vai um Alfonsinho? Não estranhe os nomes invulgares que por vezes também se chamam a esta família dos imperadores. Estes peixes têm muito para oferecer em termos gastronómicos.

Para os fãs de peixe assado no forno, o imperador é sem dúvida uma opção de alto valor. A sua carne é muito branca e aroma delicado, a sua gordura que se mistura com o refogado feito com azeite, tomate, cebola (e pimento – opcional) fazem as delícias para qualquer apreciador de peixe. À semelhança de outros peixes de profundidade, tem na sua pele uma deliciosa camada de gordura muito saborosa.

Pode também grelhar e sentir, para além da textura macia e muito branca, um elegante aroma de marisco, logo percetível ainda na grelha, assim que a pele começa a atingir o ponto.

Onde comprar Imperador? No peixeàporta pode encontrar imperador, quer seja pescado na costa continental assim como nos Açores. Recebemos diariamente peixe deste arquipélago por avião, chegando com elevadíssima frescura, depois de passar por uma criteriosa seleção em lota. Se procura imperador dos Açores, temos o peixe certo para si! Se fizer questão em receber um peixe da costa continental, nesse caso sabemos onde encontrar os melhores barcos de Sagres, Sesimbra ou Peniche.

Tem à sua escolha os seguintes calibres de imperador: - 300-500g pequeno - 500-800g médio - 800-1kg (médio-grande) - 1-2kg (grande) - 2-3kg (muito grande)

O imperador pode ser preparado das seguintes formas: Inteiro limpo (descamado e eviscerado), em filetes, escalado, para o sal (apenas sem vísceras e com escama).

Tenha um experiência de requinte e prove um dos mais conceituados peixes da nossa costa e não só!

J

João Martins

Review from Google · Google

Produtos de excelência, óptimo Backoffice e Apoio ao Cliente e entregas em mão pontuais.

5/5